Lagarta do Pinheiro causa reações alérgicas graves

Notícia

Lagarta do Pinheiro pode causar graves reações alérgicas. Saiba como prevenir

As lagartas libertam milhares de pelos urticantes que se espalham pelo ar, podendo causar graves reações alérgicas.

Em ambiente urbano, este inseto impõe uma vigilância constante, um combate urgente e atempado, sobretudo em caso de ataques severos e sucessivos, dadas as consequências negativas que trazem à saúde pública: as lagartas libertam milhares de pelos urticantes que se espalham pelo ar, podendo causar graves reações alérgicas.

A processionária do pinheiro (Thaumetopoea pityocampa) é um lepidóptero (geralmente designada de borboleta), tipicamente mediterrânico, que se alimenta das agulhas do pinheiro e de outras coníferas (ex. Cedros).

É a principal praga desfolhadora de pinheiros em Portugal e o dano acontece devido à alimentação dos estados larvares durante o inverno, após esta fase larvar passa à fase final onde ocorre a “procissão” de descida, entre janeiro e abril dependendo da região do país, para se enterrarem no solo onde irão concluir esta mesma fase e ascendem à fase de pupa, esta fase ocorre geralmente entre abril e maio.

É então que quando finalizada a fase de pupa iremos ter a borboleta, estanho aberta a fase reprodutiva desta espécie, consequentemente, a colocação dos ovos nas agulhas dos pinheiros dado assim início a uma nova geração.

Nos últimos anos, tem-se verificado um aumento desta praga, sobretudo devido às condições climáticas, e cada vez mais em ambiente urbano, pelo que a processionária exige vigilância constante e um combate urgente e atempado para evitar riscos para a saúde pública.

A presença da lagarta-do-pinheiro é fácil de ver nas árvores. Entre julho e novembro, observam-se tufos de agulhas avermelhadas, ligadas por fios sedosos, nos ramos expostos ao sol. Os ninhos grandes, em forma de balão, constituídos por fios brancos e sedosos, na ponta dos ramos expostos ao sol, aparecem a partir do outono, fazendo lembrar algodão doce.

Onde e quando surge esta praga?

Normalmente não matam as árvores, mas debilitam-nas de tal forma que favorecem o aparecimento de outras pragas, podendo mesmo levar à morte de exemplares mais “debilitados”.

Não obstante, um dos problemas mais graves criados por estes insetos deve-se ao facto de as larvas, a partir da terceira fase de desenvolvimento, aquando “procissão” de disporem de uma grande quantidade de pequenos pelos urticantes.

Estes, quando libertados, podem entrar em contato com a pele, olhos, lábios ou mucosas das pessoas ou animais domésticos, podendo provocar graves reações alérgicas e, em caso mais graves, necrose dos tecidos se ingeridos.

Esta praga afeta sobretudo: zonas habitacionais, Parques Públicos e Florestas, Parques Infantis, Escolas e Creches e Áreas Recreativas como campos de futebol, piscinas abertas e outras instalações desportivas, basicamente locais onde existe proximidade de pinheiros.

Como identificar?

Para conseguir eliminar eficazmente uma infestação de Processionária do Pinheiro, é essencial identificá-la atempadamente para que a praga seja removida antes de estar completamente desenvolvida.

A forma mais comum de identificar uma infestação de Processionária do Pinheiro é através do seu estágio em cada época do ano. Os sintomas mais comuns de cada época são:

- Outono/inverno, ninhos de Seda nos topos dos pinheiros;
- Inverno/primavera visualização de lagartas a descerem os troncos dos pinheiros.

Porque o contato direto com a lagarta pode originar uma reação alérgica, que varia consoante a sensibilidade da pessoa e a intensidade da exposição, aconselha-se o tratamento por uma equipa especializada.

Mas sabia que a lagarta do pinheiro também afeta os animais domésticos? Por isso se tiver um animal doméstico e notar alguma alteração (geralmente alteração na coloração da língua) recorra ao veterinário.

Autoria: Joana Mateus, Responsável Técnica Anticimex (empresa especialista em controlo de pragas)

Conheça o nosso Tratamento Fitossanitário para Lagarta do Pinheiro.

Fonte Life Style Sapo

Escolher o país

    ligue agora 215 913 019