As fêmeas adultas da Processionária do Pinheiro realizam as posturas nas “agulhas” dos pinheiros guiando-se pela visão e pelo olfato. O número de ovos por postura oscila entre 120 e 300, sendo todo o conjunto coberto por escamas do abdómen.
As ”larvas” só eclodem passados 30 a 40 dias após as posturas. Imediatamente depois da eclosão, estas começam a alimentar-se no mesmo lugar onde eclodiram dos ovos, deslocando-se posteriormente para outras zonas, nas quais começam a construir ninhos de seda temporários.
O terceiro estádio larvar dura cerca de 30 dias sendo esta a fase em que ocorre a formação dos ninhos de inverno e, portanto, o estabelecimento definitivo da colónia. É também nesta fase que se formam os “dardos” urticantes, que podem causar sérias alergias nos seres humanos, urticárias e até necrose dos tecidos.
Quando as condições ambientais são favoráveis, as larvas maduras abandonam os pinheiros e dirigem-se em “procissão” até ao solo, para se enterrarem e passar para o estádio de crisálida.