O mosquito tigre tem uma atividade diurna
A principal razão pela qual esta espécie é tão irritante é o seu ritmo diurno de atividade. As fêmeas do mosquito tigre picam durante todo o dia, desde o nascer ao pôr do sol, embora tendam a picar mais avidamente durante as horas das 6:00 às 10:00 da manhã e das 16:00 às 22:00 horas.
Sendo um mosquito diurno, as picadas do mosquito-tigre são muito incómodas e tendem a criar uma reação alérgica muito mais pronunciada do que as do mosquito comum. Para as evitar, pode utilizar repelentes cutâneos eficazes contra o mosquito tigre, uma vez que nem todos são igualmente eficazes.
Factos importantes sobre o mosquito tigre
As fêmeas do mosquito tigre alimentam-se de sangue
Os indivíduos adultos alimentam-se de néctar de plantas. Apenas as fêmeas, depois de fecundadas, se alimentam de sangue para desenvolver os ovos. O sangue de que se alimentam provém principalmente dos seres humanos, mas pode também provir de outros mamíferos ou mesmo de aves.
O mosquito tigre pode pôr até 250 ovos
Calcula-se que uma fêmea do mosquito-tigre se alimenta de sangue 2 a 6 vezes durante a sua vida e pode ter até três períodos de postura de ovos. Cada ninhada pode pôr até 80 ovos, geralmente em ocos de árvores ou em qualquer outro recipiente próximo do solo e que contenha água. Em condições de temperatura favoráveis, os ovos eclodem geralmente ao fim de 2 dias e têm a particularidade de poderem resistir à dessecação e às temperaturas hibernais durante vários meses, graças a um período de letargia ou diapausa.
Após este período, os ovos continuam o seu desenvolvimento até eclodirem. Esta caraterística é uma das chaves do sucesso invasor desta espécie de mosquito.