Percevejos transmitem doenças?
Até ao momento, não há dados que indiquem a transmissão de doenças por estes insectos. No entanto, a picada de percevejos produz uma desagradável sensação de comichão e gera vermelhidão e inflamação da pele - em maior ou menor grau, consoante a sensibilidade da pessoa picada.
Existem, contudo, outras espécies de percevejos tropicais (da família Redúvid, Reduviidae) que são vectores de doenças muito graves para o homem, pois podem transmitir a tripanossomíase, mais conhecida como doença de Chagas.
Tratamento para picadas de percevejos
Os corticosteróides costumam ser usados para tratar picadas de percevejos. No entanto, na maioria dos casos, não há melhorias significativas nos sintomas. Os anti-histamínicos também são frequentemente utilizados, que em alguns casos apresentam resultados favoráveis ao reduzir o prurido (comichão), sem poder modificar a duração e as características das lesões. A aplicação de calor, em torno de 50ºC, contribui em alguns casos para reduzir os sintomas, principalmente comichão e inflamação.
O uso tópico da loção de calamina e zinco contribui de forma eficiente para eliminar a coceira e, assim, evitar que a pessoa se coça com o perigo potencial de que as lesões sejam infectadas, bactéria que agravaria o caso.