Go to main content
prevenir a infestação de pragas em instalações de transformação de alimentos

Como prevenir a infestação de pragas nas instalações de processamento alimentar

11 Passos Essenciais para Prevenir a Presença de Pragas nas suas Instalações Alimentares

1. Selar os pontos de entrada

Para evitar que as pragas entrem facilmente nas suas instalações, vede todos os pontos de entrada possíveis, tais como fendas, fissuras, aberturas à volta de portas e janelas, aberturas de ventilação e linhas de eletricidade. Utilize materiais como calafetagem, rede de arame e tiras de proteção contra as intempéries.

É importante inspecionar regularmente e manter a integridade destas vedações. Com o tempo, as vedações podem deteriorar-se ou ficar danificadas, permitindo que as pragas voltem a entrar nas instalações.

Se não tiver a certeza de que áreas das suas instalações estão em risco, uma empresa de controlo de pragas pode efetuar uma avaliação de riscos e sugerir serviços de prevenção e proteção de infraestruturas.

2. Higiene

Manter um elevado nível de limpeza em todas as instalações é fundamental. Limpe regularmente todas as superfícies, equipamentos e áreas de armazenamento para remover restos de comida que possam atrair pragas.

Preste especial atenção às áreas que são frequentemente negligenciadas, tais como atrás do equipamento e debaixo dos lavatórios. Os ralos do chão podem facilmente ficar entupidos com restos de comida e matéria orgânica. Limpe e desinfecte-os regularmente para evitar odores e a atração de pragas.

As áreas por detrás e por baixo de grandes equipamentos são muitas vezes de difícil acesso e limpeza. No entanto, podem acumular restos de comida e fornecer esconderijos para as pragas. Se possível, desloque o equipamento periodicamente para efetuar uma limpeza completa.

5. Gestão dos resíduos

  • Todos os dejectos, derrames de alimentos e restos de comida devem ser removidos e eliminados imediatamente.
  • Manter os caixotes do lixo bem fechados e esvaziá-los regularmente. Considere a possibilidade de utilizar caixotes resistentes a pragas e de os colocar longe das instalações principais.
  • Separe os diferentes tipos de fluxos de resíduos, tais como resíduos orgânicos de alimentos, materiais de embalagem, materiais recicláveis e não recicláveis, na fonte.
  • Utilize caixotes ou contentores claramente identificados para cada fluxo de resíduos, de modo a facilitar a separação adequada.

6. Regulação da temperatura

As pragas de produtos armazenados, como as traças da farinha e os escaravelhos da farinha, que são comuns nas instalações da indústria alimentar, atingem o seu ponto ótimo na gama de 25-30°C (77-86°F).

Nas fábricas que produzem produtos cozinhados (como bolachas ou pão), a temperatura ambiente pode estar nesta gama durante todo o ano, especialmente nas salas onde os fornos produzem calor.

Por conseguinte, recomenda-se a utilização de ar condicionado (inferior a 14-15°C ou 57-59°F) nas áreas de produção e armazenamento, a fim de inibir a circulação de insectos.

7. Escolha da iluminação

O tipo de iluminação de um local determina, em certa medida, a atratividade do local para os insectos voadores ou outras pragas. As mais atractivas são as lâmpadas de vapor de mercúrio e as lâmpadas fluorescentes especiais utilizadas para uma reprodução perfeita das cores.

Utilize iluminação menos atractiva na gama de 575-600 nm, como as lâmpadas de sódio de alta pressão.

Estima-se que a iluminação de vapor de mercúrio seja 112 vezes mais atraente para os insectos do que a iluminação de vapor de sódio, o que pode fazer uma grande diferença no número de insectos atraídos para o edifício. As lâmpadas de vapor de mercúrio podem ser identificadas como tendo uma luz azul esbranquiçada mais forte, ao contrário das lâmpadas de vapor de sódio, que têm um tom ou cor mais amarela.

9. O exterior

  • Manter o exterior das instalações limpo e bem conservado. Aparar a vegetação longe do edifício para eliminar os esconderijos das pragas e evitar que estas entrem no edifício.
  • A conduta eléctrica para a iluminação exterior deve ser concebida de modo a não proporcionar locais de poleiro ou de nidificação para aves incómodas.
  • As superfícies brancas ou amarelas claras dos edifícios devem ser evitadas devido à sua capacidade de refletir a luz UV, que atrai os insectos. São preferíveis cores azuis ou verdes mais escuras.

11. Documentação e Manutenção de Registos

Mantenha registos detalhados das actividades de controlo de pragas, das inspecções e de quaisquer medidas corretivas tomadas. Esta documentação pode ajudar a rastrear tendências, identificar áreas de melhoria e fornecer provas relevantes para auditorias e inspecções.

As empresas modernas de controlo de pragas estão a tirar partido das novas tecnologias, incluindo a IA e a análise de grandes volumes de dados, para obter informações únicas sobre quando e onde podem ocorrer problemas com pragas e como evitá-los.

Como escolher o parceiro de controlo de pragas certo para a sua empresa de Processamento de Alimentos?

O objetivo é encontrar o parceiro certo. Uma empresa de controlo de pragas em que possa confiar para fazer o seu melhor trabalho, para que se possa preocupar com outras coisas para além das pragas.

Também quer um parceiro que possa adaptar o seu serviço ao seu negócio, e não o contrário, e que esteja presente quando precisar dele.

Acima de tudo, quer um parceiro que lhe possa oferecer uma gama de soluções - desde a tecnologia mais avançada e sofisticada até soluções mais simples que funcionem para si.

> Saiba mais sobre o que procurar ao considerar várias empresas de controlo de pragas.

Escolher o país

    ligue agora 215 913 019