Contrariamente à crença popular, os edifícios novos também podem ser susceptíveis de infestação. Os edifícios mais recentes com espaços fechados, tais como espaços no telhado, tectos falsos, cavidades nas paredes e condutas de serviço, proporcionam numerosos esconderijos para as pragas e facilitam o movimento interno.
Como é que pode detetar sinais de pragas nas suas instalações?
Devem ser implementados métodos fiáveis de monitorização e inspeção para detetar sinais de pragas antes que um pequeno problema se transforme numa crise grave.
Vejamos os diferentes sinais de que as pragas estão presentes numa instalação de processamento de alimentos.
Marcas de roer ou embalagens mastigadas
Os roedores tendem a roer vários materiais, incluindo cartão, plástico e até metal. Procure marcas de roer em embalagens de alimentos, contentores de armazenamento e elementos estruturais das instalações. Procure também sinais de fios roídos, que podem constituir um risco de incêndio.
Excrementos ou fezes
Os excrementos de roedores são um indicador claro de um problema de pragas. Estes excrementos podem assemelhar-se a pequenos grânulos e podem ser encontrados ao longo das paredes, perto de áreas de armazenamento de alimentos e debaixo do equipamento. Os excrementos de insectos, como os das baratas, podem aparecer como pequenos pontos escuros ou manchas nas superfícies.
Rastos ou manchas de gordura
Os roedores deixam frequentemente manchas ou rastos de gordura quando se deslocam ao longo das paredes e superfícies. Estes rastos são normalmente encontrados ao longo dos rodapés, perto de pontos de entrada e em torno de fontes de alimento.
Utilize uma lanterna e uma lupa para inspecionar estas áreas de perto.
Odores desagradáveis
As pragas podem produzir maus cheiros, especialmente quando estão presentes em grande número ou quando há uma acumulação de urina e fezes. Esteja atento a quaisquer odores invulgares nas suas instalações, especialmente em áreas propensas à humidade ou à acumulação de resíduos alimentares.
Pragas vivas ou mortas
A presença de parasitas vivos ou mortos é um sinal óbvio de infestação. As pragas mais comuns encontradas em instalações de transformação de alimentos incluem roedores (ratos, ratazanas), insectos (baratas, formigas, moscas, traças e outros SPI) e aves.
Verifique regularmente a presença destas pragas em áreas onde é provável que se escondam, como cantos, fendas e fissuras.
Como prevenir a contaminação por pragas na indústria alimentar
A prevenção e a monitorização são essenciais para evitar danos na produção e falhas na auditoria. Os regulamentos de segurança na indústria alimentar são rigorosos e não existe vigilância a mais.
A promoção de uma cultura de melhoria contínua das práticas de gestão de pragas na sua empresa é fundamental. Reveja e avalie periodicamente a eficácia das práticas de gestão de pragas existentes, identifique áreas para melhoria e implemente as alterações necessárias para melhorar os esforços de prevenção de pragas.
O cumprimento das normas e regulamentos do sector é essencial para manter a reputação das instalações e garantir a confiança dos consumidores na qualidade e segurança dos produtos.
> Vamos analisar alguns dos principais métodos que funcionam melhor para prevenir a contaminação por pragas na indústria alimentar.
Que novos métodos estão disponíveis atualmente para o controlo de pragas na indústria alimentar?
A indústria de controlo de pragas evoluiu a um ritmo mais rápido nos últimos 10 anos, graças à digitalização, à Internet das Coisas (IoT) e aos investimentos em I&D.
As empresas estão cada vez mais preocupadas com a sustentabilidade. Não apenas como uma ferramenta de marketing, mas como uma abordagem consciente para o crescimento sustentável, onde o progresso económico coexiste com escolhas de gestão que têm um impacto positivo no planeta.
Na Anticimex partilhamos esta preocupação. É por isso que estamos constantemente a desenvolver novos métodos de controlo de pragas que reduzem a utilização de biocidas sem comprometer a eficácia.
> Saiba mais sobre os mais recentes métodos de controlo de pragas