Artigo do Blog
O Anticimex SMART ajuda-o a atingir os objectivos de sustentabilidade
As empresas procuram atingir os seus objectivos de sustentabilidade como parte de um programa abrangente de responsabilidade social corporativa. Os consumidores estão a tornar-se mais conscientes e responsáveis em relação ao impacto ambiental.
A adoção de práticas sustentáveis de gestão de pragas na indústria alimentar é consistente com a gestão ambiental, promove a saúde e segurança humana, cumpre os regulamentos, melhora a imagem da marca e pode resultar em benefícios económicos a longo prazo para as empresas.
Levamos a responsabilidade social corporativa muito a sério. Isto inclui a melhoria constante dos nossos processos e produtos para que sejam mais sustentáveis. Definimos 3 áreas de impacto - em conformidade com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas:
- Prevenir a propagação de doenças transmitidas por pragas;
- Reduzir a perda de propriedade e o desperdício de alimentos;
- Minimizar a utilização de biocidas, rodenticidas ou insecticidas
Ao utilizar o Anticimex SMART com monitorização e controlo digital, e os dados que recolhemos através do portal do cliente online, também ajudamos a reduzir as emissões de CO² (menos visitas de técnicos), reduzimos o desperdício de papel e protegemos a biodiversidade ao utilizar menos biocidas, evitando o envenenamento secundário e melhorando assim o nosso impacto no ambiente.
Como prevenir a contaminação por pragas na indústria alimentar
A prevenção e a monitorização são essenciais para evitar danos na produção e falhas de auditoria. Os regulamentos de segurança na indústria de produtos de grande consumo são rigorosos e não existe demasiada vigilância.
A promoção de uma cultura de melhoria contínua das práticas de gestão de pragas na sua empresa é fundamental. Reveja e avalie periodicamente a eficácia das práticas de gestão de pragas existentes, identifique áreas a melhorar e implemente as alterações necessárias para promover a prevenção de pragas.
O cumprimento das normas e regulamentos do sector é essencial para manter a reputação das instalações e garantir a confiança dos consumidores na qualidade e segurança dos produtos.
> Vamos analisar alguns dos principais métodos que funcionam melhor para prevenir a contaminação por pragas na indústria alimentar.
Tirar partido dos grandes volumes de dados para obter melhores conhecimentos
Pode reunir imensos de dados, mas se não souber como os interpretar, não vai dar em nada. Para analisar corretamente os grandes volumes de dados, é necessário ter experiência e conhecimento.
Além disso, após a análise, é necessário traduzir estes números, gráficos ou tendências em acções. Foram introduzidos dois conceitos de IA (Inteligência Artificial) na combinação de dados do controlo de pragas: análise de tendências e análise preditiva.
Estes conhecimentos oferecem muitas vantagens, tais como:
- ajudar a encontrar as causas profundas
- determinar acções de prevenção
- redução do desperdício alimentar
- redução de custos
- reforçar a resiliência da cadeia de abastecimento
- otimização da eficiência administrativa
- avaliação contínua do programa HACCP / IPM
- melhorar as parcerias
- ...
A análise de tendências aumenta a eficiência dos seus esforços
A análise de tendências analisa os dados históricos para identificar padrões, tendências ou mudanças na dinâmica das pragas durante um período específico. Ao decifrar estas tendências e comportamentos passados, as empresas podem antecipar ameaças emergentes de pragas, preparando-as para implementar medidas preventivas direcionadas antes que os problemas aumentem. Esta abordagem prospetiva minimiza o risco de infestações e estabelece uma estrutura de gestão de pragas resiliente.
Ao reconhecer os padrões recorrentes, as empresas podem otimizar a atribuição de recursos, simplificar as operações e melhorar a eficiência global dos seus planos de controlo de pragas. Esta eficiência não só poupa custos como também contribui para práticas sustentáveis.
Análise preditiva para uma prevenção proactiva de pragas
Utilizando modelos de dados avançados, um potencial risco de pragas pode ser previsto com base em dados históricos, atividade, gráficos meteorológicos, factores ambientais e observações em tempo real.
Esta previsão permite que os departamentos de Qualidade, Instalações ou Técnico implementem medidas preventivas antes que os problemas de pragas aumentem.
Relatórios digitais simplificados para conformidade e sustentabilidade
Para as empresas FMCG que estão sujeitas a normas e regulamentos rigorosos, o controlo de pragas SMART também simplifica o processo de elaboração de relatórios.
O nosso portal do cliente acompanha todas as actividades 24 horas por dia, 7 dias por semana. Este sistema seguro poupa tempo e dinheiro a longo prazo, com informação e documentação em tempo real sobre a atividade das pragas.
O Anticimex SMART está a ajudar os principais produtores de grande consumo em todo o mundo, com mais de 500 000 armadilhas instaladas em todo o mundo, recolhendo dados, analisando tendências e prevenindo a infestação de pragas.
O parceiro de controlo de pragas de que necessita
Os gestores de qualidade, de instalações ou de fábricas na indústria de produtos de grande consumo enfrentam grandes desafios na proteção de alimentos perecíveis contra infestações. Muitos mercados têm uma baixa tolerância a danos causados por pragas e enfrentam um maior escrutínio através de inspecções e auditorias externas.
Tendências contraditórias, como a redução da dependência de pesticidas residuais e a procura de alimentos não adulterados e sem pesticidas, apresentam grandes desafios.
A gestão de pragas está a tornar-se um grande desafio para a indústria de bens de consumo, especialmente tendo em conta as estruturas grandes e complexas e os numerosos locais vulneráveis dentro das instalações de produção.
Na Anticimex, temos a experiência, o conhecimento regulamentar e os mais avançados sistemas e ferramentas de controlo de pragas para o ajudar a passar nas auditorias com facilidade, para que se possa concentrar noutras coisas importantes para além das pragas.
