A sua presença, a menos que os níveis de infestação sejam muito altos, passa despercebida já que a sua atividade é concentrada durante a noite.
Os traços inequívocos da presença de baratas em casa são as marcas feitas pelas mandíbulas durante a alimentação em qualquer tipo de superfície: massas, alimentos, encadernações de livros, papel, cola, borracha, etc.
A presença de excrementos (também conhecidos pelo termo alemão "frass"), que têm a forma de pó preto e que deixam em qualquer local frequentado, é também uma evidência muito comum da existência de baratas.
Outro elemento que pode ajudar a detetar uma praga de baratas é a presença de peles descartadas e ootecas, que são como pequenos estojos alongados de cor avermelhada ou preta, dependendo da espécie, e dentro dos quais se desenvolvem as ninfas de baratas.
Também são detetadas debaixo dos electrodomésticos ou em fendas escuras e húmidas.
Em qualquer caso, na presença de baratas em casa, e tendo em conta a sua grande capacidade de sobrevivência, a melhor solução para efectivamente acabar com a praga é entrar em contato com um dos nossos especialistas em controlo de pragas.